Airbus A321XLR Image: Airbus
Aviação
Comercial
/ Europa
Por segurança
Airbus A321XLR terá o alcance menor do que o esperado por causa de mudanças no design
Por: Rafael Ramos
Em 7/24/2023
Airbus A321XLR Image: Airbus
Em meio a discussões sobre segurança, a Airbus decidiu adicionar reforços estruturais no A321XLR. Por conta disso, o alcance da aeronave será de 4500 milhas náuticas, 200 a menos do que as 4700 divulgadas anteriormente.
O reforço estrutural ao redor do tanque de combustível para garantir maior segurança adicionou cerca de 800 kg a mais no avião, cerca de 500 kg a mais do que o previsto.
As mudanças foram impulsionadas por preocupações da Agência de Segurança da Aviação da União Europeia (EASA) com o risco de incêndio em caso de acidentes. Isso também levou a atrasos na certificação do avião, que será no segundo trimestre de 2024.
As questões de segurança foram inicialmente levantadas pela Boeing, em função da adição do tanque central traseiro.
A Airbus está de acordo com a EASA e afirmou que as mudanças não terão impacto significativo no desempenho do avião, já que a redução no alcance é pequena.
No entanto, não se sabe se as companhias aéreas também acham isso, já que a ideia era usar o avião em rotas que apenas os grandes, pesados e caros widebodies podem fazer.
Por isso, a Airbus teria iniciado discussões com os principais clientes sobre uma possível substituição do A321XLR pelo A330neo para preencher a lacuna de desempenho.
Rafael Ramos
Entusiasta da aviação desde tenra idade, teve seus primeiros contatos com a área desenvolvendo aquele bom e velho vício de passar dezenas de horas na frente das telas do Micrsoft Flight Simulator e outros simuladores. Com sólida formação em várias áreas tecnológicas, inclusive engenharia e química, Rafael se reencontra com a aviação como editor e autor de artigos e matérias de nosso portal, prestando inestimável ajuda à dinâmica e expansão do site e à comunidade aeronáutica, trazendo-nos as notícias e atualizações tão indispensáveis para que nos mantenhamos correntes em nossa área de atuação.
|
|