Boeing 787 Image: Boeing
Aviação
Comercial
/ Américas
Rara ocorrência
Piloto da LATAM passa mal e é declarado morto após o voo
Por: Rafael Ramos
Em 8/16/2023
Boeing 787 CC BY-SA 4.0, via wikimedia commons
Um piloto da aérea chilena, LATAM, faleceu no meio de um voo com um Boeing 787-9 que voava para a capital do Chile, Santiago. A aeronave desviou e fez um pouso de emergência do Aeroporto Internacional de Tocumen (PTY), na Cidade do Panamá.
O infeliz acidente ocorreu em 14 de agosto, cerca de três horas após o início do voo, quando o piloto passou mal e precisou de ajuda de emergência.
O avião, que estava com 271 passageiros a bordo, contava com 3 pilotos. Assim, dois pilotos pousaram a aeronave em segurança.
Após nivelar, a 37 mil pés, o comandante passou mal e deixou o cockpit para ir ao banheiro. Neste momento, o comandante desmaiou. Felizmente, havia outros dois pilotos a bordo do voo, então a aeronave conseguiu pousar em segurança após o desvio.
Quando o avião pousou, os serviços de emergência prestaram socorro, mas o piloto infelizmente foi declarado morto pelas equipes médicas logo após o pouso.
"O Grupo Latam Airlines informa que o voo LA505 ontem, que estava na rota Miami-Santiago, teve que pousar no Aeroporto Internacional de Tocumen, no Panamá, devido a uma emergência médica para um dos três membros da tripulação de comando", disse um porta-voz da LATAM.
"Estamos profundamente comovidos com o ocorrido e estendemos nossas sinceras condolências à família de nosso funcionário. Somos profundamente gratos por seus 25 anos de carreira e sua valiosa contribuição, que sempre se destacou por sua dedicação, profissionalismo e dedicação. Durante o voo, todos os protocolos de segurança necessários foram realizados para resguardar a vida do piloto afetado", completou a LATAM.
Após o incidente, a aeronave seguiu para Santiago em 15 de agosto, por volta das 5h30 (horário local).
Embora incidentes que incapacitem a tripulação sejam raros, eles acontecem, sendo que este não é o primeiro deste ano.
Rafael Ramos
Entusiasta da aviação desde tenra idade, teve seus primeiros contatos com a área desenvolvendo aquele bom e velho vício de passar dezenas de horas na frente das telas do Micrsoft Flight Simulator e outros simuladores. Com sólida formação em várias áreas tecnológicas, inclusive engenharia e química, Rafael se reencontra com a aviação como editor e autor de artigos e matérias de nosso portal, prestando inestimável ajuda à dinâmica e expansão do site e à comunidade aeronáutica, trazendo-nos as notícias e atualizações tão indispensáveis para que nos mantenhamos correntes em nossa área de atuação.
|
|