CRAIC CR929 image: CRAIC
Aviação
Comercial
/ Rússia
Mudanças
China e Rússia discutem mudanças no projeto do widebody CRJ929
Por: Rafael Ramos
Em 8/22/2023
CRAIC CR929 image: CRAIC
O programa do widebody CR929 continua tendo mudanças e discussões entre a COMAC (China) e a Rússia (UAC – United Aircraft corporation). Os países estão cooperando no projeto do jato na joint venture CRAIC.
Porém, um gráfico no estande da Comac no Paris Air Show não mostrou mais nenhum sinal de participação da UAC no projeto. Após especulações. Após especulações, a Rússia admitiu que não é mais parceira na CRAIC.
O desenvolvimento do CR929 foi definido pelo acordo intergovernamental sino-russo, portanto, qualquer alteração requer um longo processo de aprovações. As equipes de engenharia em Moscou e Xangai continuam trabalhando normalmente.
A empresa russa continuará atuando no desenvolvimento do avião como fornecedor. O Instituto Aerohidrodinâmico Central, TsAGI, da Rússia planeja iniciar testes estáticos de um protótipo de asa composta de 22 m (72 pés) de comprimento para o CR929 ainda neste verão.
O projeto do CR929-600 de base (Haverá outras versões, o -500 e o -700) estava sendo desenvolvido entre os países desde 2017, podendo carregar até 280 passageiros em uma configuração de três classes, com um alcance de 12.000 km (6.480 nm).
Porém o projeto tem sofrido com a falta de fornecedores ocidentais desde 2022, por causa de sanções contra a Rússia. “Todos os líderes mundiais de tecnologia que cooperaram conosco e com os chineses no projeto interromperam esta cooperação”, disse o CEO da UAC, Yury Slyusa. "Estamos analisando possíveis abordagens".
No entanto, ele admitiu que a solução possível para a UAC era sair da parceria completa e se tornar um fornecedor de tecnologia para o programa, que seria executado apenas pelo lado chinês.
Enquanto isso, as autoridades russas começaram a enfatizar outros programas domésticos de widebody. Slyusar disse que a UAC estava pronta para conduzir uma modernização profunda no Ilyushin Il-96, incluindo a mudança de quatro turbofans PS-90A para dois futuros motores PD-35.
A COMAC, por sua vez, já trata o CR929 como um produto de seu catálogo. No Paris Air Show, o estande da empresa chinesa apresentou imagens digitais da aeronave sem a logomarca da UAC.
Rafael Ramos
Entusiasta da aviação desde tenra idade, teve seus primeiros contatos com a área desenvolvendo aquele bom e velho vício de passar dezenas de horas na frente das telas do Micrsoft Flight Simulator e outros simuladores. Com sólida formação em várias áreas tecnológicas, inclusive engenharia e química, Rafael se reencontra com a aviação como editor e autor de artigos e matérias de nosso portal, prestando inestimável ajuda à dinâmica e expansão do site e à comunidade aeronáutica, trazendo-nos as notícias e atualizações tão indispensáveis para que nos mantenhamos correntes em nossa área de atuação.
|
|