Embraer E195-E2 Image: Embraer
Aviação
Comercial
/ Brasil
Autorizado
Embraer E195-E2 é certificado para voar na China
Por: Rafael Ramos
Em 8/23/2023
Embraer E195-E2 CC BY SA 4.0, via wikimedia commons
A Embraer anunciou que a autoridade de aviação civil da China (CAAC) certificou o E195-E2 para voar. O avião recebe sua certificação de tipo meses após a certificação do E190-E2, em novembro do ano passado. A certificação quer dizer que o avião já pode ser vendido no país.
Vale lembrar que o rival da Airbus, o A220, ainda não obteve a mesma certificação.
"Nossa equipe na China está trabalhando ativamente com clientes em potencial e fazendo um bom progresso. Há oportunidades significativas para o E2 na China, que oferece capacidade complementar às aeronaves ARJ21 e C919 nativas da China; combinados, eles fornecem opções flexíveis, eficientes e ecológicas para as companhias aéreas chinesas, atendendo à demanda do mercado mundial de transporte aéreo em rápido crescimento”, disse Arjan Meijer, Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial.
A aeronave é a maior disponível na família E-jets da Embraer. O avião é visto como muito eficiente e com baixo consumo de combustível.
"A China está se aproximando da neutralidade de carbono. O E195-E2 é a aeronave mais eficiente ambientalmente de sua classe. Com um máximo de 146 assentos, o E195-E2 tem o tamanho certo para complementar de forma lucrativa narrowbodies maiores em rotas de baixa densidade, conectando aeroportos regionais e oferecendo aos viajantes que vivem em cidades secundárias e terciárias acesso único a rotas em todo o mundo", disse Guo Qing, Diretor Geral e VP de Aviação Comercial da Embraer China.
Apesar da Embraer não ter vendido nenhum E195-E2 na China ainda, a companhia acredita no crescimento na Ásia; Desde 2008, a fabricante brasileira vende E-jets na China. A Embraer já pensou em criar uma linha de montagem na China, desde que haja demanda suficiente. A empresa já produziu o ERJ 145 no país, em parceria com a AVIC.
Rafael Ramos
Entusiasta da aviação desde tenra idade, teve seus primeiros contatos com a área desenvolvendo aquele bom e velho vício de passar dezenas de horas na frente das telas do Micrsoft Flight Simulator e outros simuladores. Com sólida formação em várias áreas tecnológicas, inclusive engenharia e química, Rafael se reencontra com a aviação como editor e autor de artigos e matérias de nosso portal, prestando inestimável ajuda à dinâmica e expansão do site e à comunidade aeronáutica, trazendo-nos as notícias e atualizações tão indispensáveis para que nos mantenhamos correntes em nossa área de atuação.
|
|